Dicas e Truques de Maquiagem

Delineador:


O delineador já se tornou um acessório indispensável em nossas necessáires, porém, muitas mulheres tem dificuldades para fazer um bom traçado.
O traço da vez começa fino no canto interno dos olhos e vai engrossando no canto externo.
Abaixo, selecionamos alguns truques para driblar a aplicação desse produto que faz toda a diferença numa maquiagem.


♥ Uma mulher com os olhos bem delineados torna-se mais chique e sensual, pois o olhar marcante deixa-a pronta para arrasar em qualquer situação, desde uma reunião de negócios até uma balada quente ao final do dia.
♥ Para dar aquele look por igual, aplique a sombra na cor que escolheu em toda a pálpebra. Ao abrir o delineador retire o excesso do produto no bocal do tubo.
♥ Comece pelo canto interno apoiando o pincel nos cílios para que o traçado não saia torto. Para ter mais firmeza, sente-se e apóie os cotovelos para fazer o traço. Assim, os braços ficam firmes e os olhos abertos e voltados para baixo, facilitando a aplicação.
♥ Faça o traço sem parar. Caso ocorra um borrão, limpe e comece tudo novamente.
♥ Para engrossar a linha, repita os passos sobrepondo o risco anterior.
♥  O delineador pode ser encontrado em diferentes formatos. Acerte na escolha e capriche no visual.
Lápis –é o mais indicado para quem não tem prática. O traço deve ser reforçado, assim deixará a cor mais nítida.
Líquido – a cor do traço é mais forte. Depois da aplicação, espere alguns segundos, pois esse tipo borra com facilidade. Os líquidos com glitter são de arrasar! Uma sugestão é o da Beauty Rush - Victoria's Secret na cor  liquid metal (preto com glitter), dá um toque a mais!
Caneta – a ponta grossa facilita a aplicação e rende traços marcados. Passe duas ou três camadas para reforçar a cor.
Em pó ou creme – deve ser aplicado com a ajuda de um pincel seco ou molhado. O traço fica bem escuro e a durabilidade mais intensa. Esse tipo também pode ser usado como sombra. ( Vale lembrar, que o pincél é de extrema importância, pois suas cerdas devem permanecer finas ao longo do uso, para que o traçado não fique grosso de mais. Vale a pena investir em marcas boas, como M.A.C, LAncome, Dior, ou bom, porém mais acessíveis como NYX.)
Fontes: Revista Nova e Revista Manequim


Pincél:

Utilizar o pincel correto na produção do make é fundamental.
Conheça os diferentes modelos e saiba em que situação usar.

 Pincel para base:
Ideal para bases líquidas e cremosas.
Seu formato é chato e fino e tem textura macia para espalhar igualmente a base pelo rosto. 

Como usar: Coloque um pouco de base nas costas da mão e molhe apenas a ponta das cerdas. Espalhe na parte central do rosto (nariz, queixo, bochechas), puxando sempre o produto para as laterais e dando batidas com o pincel para a cobertura ficar mais uniforme. Depois, passe nas outras regiões, com movimentos contínuos do centro para as extremidades do rosto, para espalhar bem o produto. A pele fica com um efeito aveludado.





Pincel para pó:
É o maior dos pincéis, deve ser redondo e ter muitos pelos e para cobrir de uma vez só as áreas maiores do rosto. Os compactos, com cabo pequeno, facilitam a aplicação do produto no pescoço e colo.
Como usar: com movimentos de vaivém, passe o pincel na zona T do rosto – o centro da testa, as laterais do nariz, sob os olhos e o centro do queixo são lugares que sempre pedem uma aplicação de pó para disfarçar a oleosidade. Para não errar na dose, encoste o pincel no pó, dê uma batidinha na mão ou assopre de leve para tirar o excesso.


Pincel para corretivo:

Menor do que o pincel de base, tem formato achatado e fino. Pode ser quadradinho ou com as extremidades estreitas, ajuda a camuflar olheiras com precisão.
Como usar: passe corretivo nas olheiras, abas do nariz, em volta da boca e no arco da sobrancelha. Dê leves batidinhas com o pincel até deixar uma camada fina do produto – assim seu rosto não vai ficar com manchas desiguais do produto.



Pincel para Blush:

Suas cerdas são arredondadas. Para maça do rosto, deve ser chanfrado.
Como usar: passe o pincel partindo das maçãs do rosto (dar um sorrisinho ajuda a encontrar o local certo) em direção às orelhas. Se quiser um look estilo boneca, faça movimentos circulares nas maçãs do rosto. Para o make ficar mais natural, retire o excesso de produto do pincel com um sopro, antes de aplicar.


Pincel para Sombra:

Para primeira camada:
Pode ser com espuma (melhor para aplicar sombras com glitter) ou de cerdas achatadas.
Como usar: como fiz o produto mas não dá muita definição, é ideal para passar a primeira camada de sombra. Na hora de aplicar uma sombra escura, use as bordas do pincel para sombrear o côncavo dos olhos e suavizar o make.


Pincel para Sombra (esfumaçar):

Suas cerdas são fofinhas e possui formato oval.
Como usar: faça movimentos curtos e leves de vaivém, para deixar a sombra bem natural.



Pincel para delinear pálpebra:

Suas cerdas são finas e bem durinhas (é chamado de pincel chanfrado).
Como usar: para delinear, umedeça a ponta do pincel chanfrado, passe na sombra e faça um traço grosso rente aos cílios. Use a versão com cerdas cortadas na diagonal para puxar o traço de sombra para o canto externo dos olhos.





Pincel para delinear fino:
Suas cerdas são bem juntas e sua espessura bem fininha.
Como usar: desenhe uma linha com lápis da mesma cor do seu delineador rente aos cílios. Depois, cubra o traço com o pincel.

Pincel para lábios:

Possui dois modelos:
  • Cerdas bem finas e juntas: Ideal para fazer o contorno dos lábios. 
  • Cerdas um pouco mais grossas e um pouco maiores: espalhar o batom.

Como usar: passe o pincel mais fino no batom, desenhe primeiro o V no lábio superior, faça um traço no meio do contorno dos lábios inferiores e então vá contornando a linha dos lábios em direção às extremidades, em cima e embaixo. Com o pincel mais grosso, preencha os lábios.
Cuide de seus pincéis!
Mantenha seu pincel sempre novinho, com alguns cuidados.
Para lavá-los, use Shampoo Neutro e Seque com papel toalha ou um lenço umedecido e somente guarde após as cerdas esarem completamente secas. A lavagem pode ser feita a cada 15 dias.

Fonte: Revista Capricho

Iluminador:


A idéia do iluminador é criar um efeito de luz – e não de cor. Então, é fundamental você usar o iluminador sempre respeitando a cor da sua pele. Se você é mais branquinha, opte por um iluminador de fundo prateado; para as morenas, ele pode ter um fundo dourado; e para as negras, o ideial é que ele seja mais bronze”. 


Durante o dia:
Se for usar o iluminador durante o dia, não tem problema, mas, neste caso, é melhor optar por um produto cremoso, ao invés do em pó. Se ainda assim você ficar com a segunda opção, é preciso usar o pó com um pincel adequado, para espalhar bem e não acumular o produto no rosto.
Aplique nos lugares certos
É preciso lembrar que o iluminador dará destaque para a parte do rosto que recebê-lo. A proposta é ressaltar a beleza dos traços. Você pode usá-lo na ponta do nariz (a parte mais acima), sem aplicar na ponta para não ficar ‘batatudo’; nas maçãs do rosto, no queixo, no arco do cupido (acima do lábio superior da boca), e no centro da testa. Neste último lugar, no entanto, é preciso tomar cuidado. Quem nâo tem costume de usar o produto deve evitar porque nesta área fica fácil a pele ganhar um aspecto oleoso.
Pele hidratada antes de usar
A pele do rosto deve estar impecável para poder se usar o iluminador.  Hidratante é primordial. Do contrário, quando você usa uma base sua pele corre o risco de ganhar um aspecto craquelado. O ideal é que o rosto esteja uniforme, com a cor equilibrada, pois ganhará mais destaque.
Escolha do batom
O make com iluminador vai fácil com a maioria das cores de batom ou de gloss. Uma idéia é  usar uma pele nude, com iluminador nas maçãs altas do rosto, e acabar o make com máscara para cílios. O resultado é supersofisticado.